quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Nossos Filhos São Profetas



Uma das grandes preocupações de todos os pais ou canditatos a pais é em relação ao futuro, bem estar e sucesso da vida de seus filhos. Diante de tantas dificuldades e maldades que vemos no mundo em que vivemos chegamos muitas vezes a questionar se vale a pena o risco de ter filhos para deixá-los muitas vezes a mercê do que o mundo pode fazer com eles.

Falando de uma forma natural, é muito fácil de entender esse sentimento, pois naturalmente, nossa carne nos leva a racionalizar as coisas baseados no curso natural da carne que é visível, temporal e falível. Mas a Bíblia nos mostra que há uma outra maneira de gerarmos nossos filhos além da forma natural, carnal fundamentada em nossas possibilidades.

Em Hebreus 11:11, vemos o exemplo de um casal que conbeu um filho não baseado em sua capacidade humana e carnal, mas exclusivamente pela sua fé em uma promessa de Deus.

Quando pensamos em nossas possibilidades fatalmente iremos nos limitar aquilo que podemos fazer ou produzir como resultado e isso sem sombra de dúvida irá gerar medo, desconfiança e incredulidade em nosso coração, pois não tem como ter eperança quando tudo o que vemos são nossas limitadas e falíveis possibilidades.

Se pensamos em ter filhos e olhamos para capacidade de cuidar deles, educá-los e encaminhá-los para uma vida próspera logo vem o medo de falharmos e dessa forma comprometer a vida deles. É por isso que muitos de nós vivemos em contínuo processo de ansiedade produzido pela insegurança que temos em nós mesmos ao constatarmos que não podemos cuidar, proteger e nem garantir a vida de nossos filhos salvando-os desse mundo cruel.

Através de Abraão Deus mostrou como podemos ter filhos gerados a partir de uma promessa de Deus. Filhos de fé que independem de nossa capacidade, pois tanto Sara como Abraão não tinham mais capacidade de gerar filhos e muito menos de garantir nada em sua vida pois eram velhos e certamente não acompanhariam o desenvolvimento daquele filho, contudo, Deus fez uma promessa a eles e foi a fé nessa promessa que gerou Isaque.

Sabemos que com isso, Deus estaria mostrando de uma forma bem pedagógica como seria a forma dele, Deus, gerar seus novos filhos. Como surgirião os futuros filhos de Deus que não seriam gerados da capacidade humana mas sim pela fé nas promessas de Deus. Os filhos de Deus são gerados pelo poder de Deus. Quem crê e recebe da parte de Deus esse espírito que testemunha de Deus recebem o poder de serem feitos filhos de Deus e são herdeiros de Deus.

Deus fez uma aliança com Abraão e ele creu por isso gerou Isaque crendo que tudo o que Deus prometera se cumpriria e que as bênçãos de Deus estariam no seu descendente. A garantia de que essa promessa se cumpriria era a fé no Deus da promessa. A garantia de vida de Isaque não estava no velho e cansado Abraão mas em Deus que prometeu a Abraão uma descendência abençoada, próspera e numerosa.

Através do profeta Joel (2:28), Deus anunciou que chegaria o tempo em que o seu espírito seria derramado sobre toda a carne e nesse tempo a promessa feita a Abraão de podermos gerar filhos da fé seria definitivamente cumprida. Quando Jesus morreu e entregou o seu espírito ao Pai, o Pai então derramou esse mesmo espírito de volta sobre toda a carna para a partir daí gerar filhos como mesmo espírito que estava em Jesus, todo aquele que crer poderá ser foito filho de Deus, pela fé.

Então, vemos agora duas formas de gerarmos nossos filhos: através de nossa capacidade, os filhos de nossa carne; e através de nossa fé, os filhos do espírito.

Nosso grande desafio é aceitar o fato de que uma vez derramado o Espírito de Deus sobre nós, podemos gerar filhos do Espírito e não da carne. Aceitar o fato de que os filhos gerados no Espírito não são nossos e sim de Deus.

A profecia de Joel (2:28) é que após o derramamento do Espírito Santo, fato que já aconteceu (Atos 2), os nossos filhos gerados no Espírito seriam profetas. Profetas de Deus. Só dessa maneira podemos ter certeza em nosso coração de que nossos filhos estão garantidos, e essa garantia vem da promessa e Deus. Se continuarmos gerando filhos de nossa carne, continuaremos acumulando dúvidas e inseguranças que serão repassadas para nossos filhos que passarão para nossos netos e veremos a continuidade de uma geração ansiosa, insegura e cada vez mais acuada, prisioneira do secularismo de um mundo sem fé fadado a morte.

Quem espera para ter filhos segundo a sua capacidade adia cada vez mais essa decisão pois em função das dificuldades de nossos dias esta cada vez mais difícil nos sentirmos capazes de garantir a vida de um filho. E quando mesmo depois de tantos cuidados acabamos gerando esses filhos, nos condenamos a uma vida de preocupações e ansiedade pela vida deles, pois não os geramos pela nossa fé e sim pela nossa incredulidade. A fé é a firme convicção que traz paz ao nosso coração independente do nossos olhos vêem. Por isso hoje só descansamos quando nossos olhos estão vendo nossos filhos pois acreditamos que são nossos e não de Deus e por isso cabe a nós protegê-los.

Os filhos de nossa carne nascem de acordo com o nosso tempo, nossa vontade e nossas condições e por isso serão um desafio ao que cremos pois foram gerados a partir da parte visível de nossa vida, a parte pior que é temporal e falível.

Os filhos gerados através da promessa pelo poder do Espírito Santo quando não tinhamos capacidade ou condições de gerá-los pela nossa vontade nos deixam seguros quanto ao futuro pois Deus cuidará para que, como seus profetas, sejam a sua melhor expressão nessa terra.

Ensinar nossos filhos que eles são de Deus é o primeiro passo para que eles creiam que o seu futuro esta nas mãos de Deus e que independente do que o mundopode fazer com eles não podemos duvidar da natureza de que eles foram gerados, a partir de uma nova e superior aliança, selados com uma promessa eterna que tem por guardião o Próprio Espírito de Deus.

Em Hebreus oito, Deus afirma que nessa nova e superior aliança é dele, Deus, a responsabilidade de escrever nos corações de seus filhos as suas leis e mandamentos. É essa a garantia de que esses filhos, gerados no espírito pela fé, são profetas, que sempre terão em seu coração uma palavra de Deus para o seu tempo.

Se nossos filhos foram gerados no espírito de Deus, então descansemos confiantes que eles estão garantidos pela promessa de Deus e não pela nossa capacidade. Graças a Deus.

Nenhum comentário: